Covid-19: Santa Bárbara inicia imunização com vacina bivalente para idosos com 60 anos ou mais na segunda-feira (6)
- 03/03/2023
- 0 Comentário(s)

Santa Bárbara d’Oeste iniciará na segunda-feira (6) a Fase 2 da vacinação contra a Covid-19, com a utilização da vacina bivalente. Nesta etapa serão inseridos idosos de 60 a 69 anos de idade, que deverão atender aos critérios para recebimento das doses. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sem agendamento prévio, conforme lista abaixo. O imunizante bivalente da Pfizer traz cepas atualizadas contra o Coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
Seguindo determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde e disponibilidade de doses, a aplicação no Município também segue em pessoas de 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos e seus trabalhadores, além de pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais. Em todo o Estado, indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos também já podem receber o imunizante.
ILPs
Nesta sexta-feira (3), teve início a aplicação da vacina bivalente em ILPs da cidade. Moradores e profissionais que trabalham na Instituição Mais Amor Residencial Sênior, localizada na Avenida da Amizade, receberam o imunizante bivalente da Pfizer. A aplicação em moradores de Instituições de Longa Permanência do Município segue na próxima semana, em cronograma definido pela Secretaria de Saúde.
Nas próximas semanas outros grupos também serão incluídos na vacinação. A Fase 3 será composta por gestantes e puérperas; a Fase 4 por trabalhadores da saúde; e a Fase 5 por pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.
O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou da última dose do esquema básico com vacinas monovalentes, composto pelas duas primeiras doses dessas vacinas, sendo obrigatório ter esta conclusão.
Além de estar dentro do grupo inserido, para receber a dose bivalente é necessário estar munido dos documentos: comprovante de endereço no nome, CPF ou ainda o cartão ou comprovante de que a dose de reforço ou a última dose do esquema básico da vacina foi aplicada em Santa Bárbara d’Oeste, além de RG/documento com foto.
Pacientes imunocomprometidos devem apresentar também uma carta médica comprovando sua condição. Nesse grupo se enquadram pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg / dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg / kg / dia por mais de 14 dias até 10 kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasias hematológicas.
Vale ressaltar que aqueles que não fazem parte do grupo prioritário para vacinação bivalente e que não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.
Com a chegada de novas remessas de vacina bivalente ao Município, outros grupos poderão ser incluídos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
Confira os locais e horários para a vacinação bivalente contra Covid-19 em Santa Bárbara d’Oeste:
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas / 13 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
• UBS do 31 de Março ¦ Rua 23 de Maio, 196, 31 de Março ¦ Telefones: 3454.6515 / 3454.1279
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Segunda a sexta-feira, das 13 às 17h30
Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
03/03/2023
Imprensa