Vacina bivalente: Santa Bárbara abre “xepa” para gestantes e puérperas
- 06/03/2023
- 0 Comentário(s)

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passaram a ofertar a partir desta segunda-feira (6) a "xepa" da vacina bivalente contra a Covid-19 para os públicos da fase seguinte da vacinação. Neste caso, o próximo grupo a ser contemplado será composto por gestantes e puérperas.
Para receber a vacina, este público poderá comparecer na UBS mais próxima da residência, deixando nome e número de telefone para contato. Tendo a “sobra” de doses, a equipe da unidade entrará em contato para realizar a aplicação.
Antes da aplicação da vacina, a grávida deve comprovar a gestação por meio de exames e a puérpera levar a certidão de nascimento do (a) recém-nascido, além de apresentarem comprovante de endereço no nome, CPF ou ainda o cartão ou comprovante de que a dose de reforço ou a última dose do esquema básico da vacina foi aplicada em Santa Bárbara d’Oeste, além de RG/documento com foto.
A Fase 2 iniciou também nesta segunda-feira (6) em Santa Bárbara d’Oeste. Nesta etapa foram inseridos idosos de 60 a 69 anos, que deverão atender aos critérios para recebimento das doses. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sem agendamento prévio, conforme lista abaixo.
A aplicação no Município segue em pessoas de 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos e seus trabalhadores, além de pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais.
Pacientes imunocomprometidos devem apresentar também uma carta médica comprovando sua condição. Nesse grupo se enquadram pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg / dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg / kg / dia por mais de 14 dias até 10 kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasias hematológicas.
Vale ressaltar que aqueles que não fazem parte do grupo prioritário para vacinação bivalente e que não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.
Com a chegada de novas remessas de vacina bivalente ao Município, outros grupos poderão ser incluídos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
Confira os locais e horários para a vacinação bivalente contra Covid-19 em Santa Bárbara d’Oeste:
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas / 13 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Segunda a sexta-feira, das 13 às 17h30
Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
06/03/2023
Imprensa